Alivie suas costas…

Se as pessoas estão pesando demais em seus ombros, carregue-as somente no coração… assim ensinava o saudoso Dom Helder Câmara, ex-arcebispo de Olinda, tão pequenino na estatura e tão gigante na sabedoria.

A vida foi me ensinando que eu não sou responsável pela felicidade das pessoas que amo, só posso dar conta mesmo da minha própria felicidade. Perdi completamente a ilusão de que posso evitar que elas sofram… elas passarão pelo que tiverem de passar.

Ninguém se livra daquilo que precisa viver… Tudo que posso fazer é acolher as pessoas quando elas estiverem passando por situações difíceis… mas evitar que elas experimentem o sofrimento, isso é impossível.

Se você já viveu essa experiência de se sentir responsável pela vida do outro, se vive se cobrando por não estar fazendo o suficiente, livre-se dessa culpa e aquiete o seu coração… ofereça o seu amor às pessoas que você ama… faça companhia… ajude no que puder, mas não sofra quando não puder auxiliá-las. Cada um tem que dar conta de si, não é justo colocar nas costas de alguém essa responsabilidade pessoal.

Perca a ilusão do poder… você não pode tudo, é um ser humano. Jamais olhe para uma situação e pense que você está diante de uma injustiça. Seria o mesmo que chamar Deus de injusto, concorda? Se está acontecendo é porque o universo consentiu e precisou acontecer. A pessoa está no lugar onde se colocou, nada aconteceu por acaso.

Às vezes a vida nos tira o telhado para que a gente possa enxergar o céu estrelado… às vezes um pouco de sofrimento é necessário para que a gente acorde e saia do território da ilusão. As lágrimas sempre nos ensinam importantes lições…

Compreenda que Deus jamais abandona um filho… estamos bem acompanhados o tempo todo e o universo sabe exatamente o momento de intervir. Nenhum sofrimento dura para sempre e nada acontece aleatoriamente, no plano divino tudo tem um propósito muito bem estabelecido. A gente é que tem o hábito de entender todo o conteúdo de um livro lendo apenas uma página…

A vida vai chegando para nós em pequenos fragmentos, que podem até parecer desconectados e sem sentido, mas no fim da existência percebemos que tudo se encaixa perfeitamente. Não existem falhas e nem distrações no plano divino, cada um de nós está na experiência que precisa viver.

Não há necessidade de dramatizar nenhuma situação, visto que a infelicidade nada mais é que uma pausa entre duas felicidades… É quando a escuridão é mais intensa que surge a luz, não é verdade? Então pra quê o drama?

Apenas ame todos os seres vivos e você estará em paz com você mesmo e com a Consciência Suprema. O amor tem o poder de tirar qualquer ser humano da escuridão, restituindo-lhe a alegria de viver. Ame, compreenda, perdoe, acalme, conforte, mas sem entrar no drama pessoal… o estradinha do autoconhecimento é solitária, todos terão que passar por ela um dia.

Que todos os seres de todos os mundos sejam felizes… Um belo dia para você… No amor e na luz, Jane