Somos todos inocentes

Nascemos para estar juntos. Você pode até discordar disso, pode achar que o ser humano é deplorável, que todos são iguais na deslealdade, na traição, na ingratidão e sei lá mais o quê… Mas saiba: somos seres divinos, totalmente distintos, ninguém é igual a ninguém. E o mais importante: é na convivência com as outras pessoas que a gente cresce e evolui.

Em seus momentos de exaustão, você pode achar também que as pessoas são difíceis e que é impossível compreendê-las… Pode achar também que é perda de tempo tentar mudá-las para que elas possam se adequar ao seu estilo de vida… Mas saiba: os defeitos que você está percebendo nas outras pessoas, existem na verdade em você.

Comece a pensar nesta possibilidade: o difícil pode ser você! Você é que precisa mudar, não o mundo à sua volta! Você é que precisa se curar dessa doença chamada sociopatia, que é a aversão por qualquer tipo de convivência. Comece a apontar o seu dedo para você mesmo e perceba que os seus julgamentos estão na direção errada.

Jung dizia que tudo aquilo que reprovamos nos outros, é o que precisamos mudar em nós. O outro é um espelho que simplesmente reflete os nossos próprios defeitos. É o que diz a Psicanálise, portanto, você agora já sabe que o melindrado da história é você… quem está precisando mudar é você… o mundo só muda quando a gente muda.

A sua inflexibilidade é que tem tornado a sua vida monótona. Quando você diz: eu sou assim, eu nasci assim e vou morrer assim, está na verdade se condenando a viver na mesmice, se recusando a crescer e a evoluir. Age como uma criança pirracenta que quer tudo para si e que não aceita ser contrariada… só gosta de ouvir sim e quer que os outros se curvem às suas vontades…

Bote uma coisa na sua cabeça: a vida é escola, estamos aqui para aprender todo dia, a toda hora, a todo instante. Se você não passar de uma lição para outra, vai permanecer no mesmo lugar, andando em círculo, se contentando com um punhadinho de areia quando pode ter uma praia inteira só para você…

O conhecimento liberta, faz a gente experimentar coisas novas e elevar a consciência. O segredo é se renovar constantemente. Esse negócio de ter coerência é para quem tem ideias fixas… e só os loucos têm idéias fixas.

Não perca mais tempo, saia de dentro da sua toca, abra-se para o convívio com as pessoas, perca o medo de cair e de se decepcionar… dê a elas o seu melhor que o melhor delas chegará a você… Conforme ama, você será amado.

Se você quiser conviver com pessoas tolerantes e humildes, terá que ser tolerante e humilde… Se quiser conviver com pessoas alegres e serenas, terá que ser alegre e sereno. Tudo começa em você, não se esqueça disso. A energia que você emanar, será a que você desfrutará na convivência com as outras pessoas.

Somos todos aprendizes, alunos matriculados na mesma escola. Passaremos por todas as lições que a vida preparou para cada aluno distintamente. O plano de aula é perfeito, cada um de nós está na lição que precisa aprender.

O prepotente humilha as pessoas, não porque seja mau, não porque fez isso para magoar você… ele simplesmente ainda não sabe ser diferente, ainda está na lição que talvez você já tenha aprendido. O corrupto ainda não sabe que está fazendo mal a si próprio agindo com desonestidade… não é uma pessoa má, apenas um inconsciente, que ainda não sabe que é impossível ferir alguém sem ser ferido também.

Na inconsciência, somos todos inocentes… é assim que Deus nos vê, por isso perdoa todas falhas.

É certo que na escola da vida todos nós passaremos de ano, é certo também que teremos que caminhar juntos se quisermos ser diplomados como seres humanos,  aprendendo uns com os outros e ajudando uns aos outros. Essa é a consciência da unidade, que é simplesmente li-ber-ta-do-ra!

Quando percebemos que estamos ligados ao Criador da vida por fios invisíveis, percebemos a força que adquirimos quando nos unimos. Sozinhos, somos pequeninos pontinhos de luz perdidos na imensidão do Cosmos… Juntos, formamos uma constelação de luz poderosíssima… deuses e deusas em ação.

Vamos lá, assuma a sua condição de ser divino e procure se harmonizar com os seus iguais, aceite tudo que a vida mandar hoje para você, agradeça por tudo e tenha plena consciência de que a vida é uma viagem que fazemos juntos.

Que você tenha hoje um lindo dia, repleto de pequenas e constantes alegrias… No amor e na luz, Jane