Ninguém sabe se ele existiu ou se foi uma lenda. Há os que atestam que teria vivido na Turquia no século 13. Lenda ou não, os ensinamentos do sábio Nasrudin correm o mundo até hoje.

As histórias, sempre muito espirituosas e cheias de um humor sutil, são de natureza pedagógica, explicam questões complexas de forma incrivelmente simples.

Uma das histórias de Nasrudin, que faz lembrar o momento atual que estamos vivendo nesta pandemia, relata uma conversa dele com uma peste que, segundo diziam, iria devastar o mundo.

A Peste estava a caminho de Bagdá  quando encontrou Nasrudin.

Este perguntou: – Aonde vais?

A Peste respondeu: – Para Bagdá, vou matar dez mil pessoas.

Depois de um tempo, a Peste voltou a encontrar-se com Nasrudin. Muito zangado, ele questionou: 

– Mentiste para mim, disseste que matarias dez mil pessoas e mataste cem mil.

E a Peste respondeu: – Eu não menti, matei dez mil. O resto morreu de medo.

Pode acreditar nisso, o medo mata. É uma energia nociva que baixa as defesas do sistema imunológico e coloca a pessoa na rota dos vírus, bactérias e bacilos. O medo é um grande obstáculo na evolução humana, ele não protege coisa nenhuma. Pelo contrário, engessa, nos paralisa, faz a coisa ser pior do que realmente é.

Junto com o medo vem a ansiedade, o pânico, as fobias, a depressão, a pressão alta, o infarto, o AVC e por aí vai…

Uma mente dominada pelo medo cria fantasmas imaginários, faz a pessoa se comportar como se o mundo fosse um campo minado, com perigos por toda parte. Ela se sente ameaçada e perseguida o tempo todo. Um inferno!

É possível  se livrar do medo e passar por essa pandemia com tranquilidade e alegria. É assim que eu tenho vivido desde que o coronavírus começou a espalhar terror pelo mundo. Se eu consigo, é claro que você também consegue, visto que somos feitos da mesma energia, provenientes da mesma Fonte criadora da vida.

Importante é não criar nenhuma resistência, aceite a respiração e o silêncio como os melhores remédios que existem para espantar o medo. Ao invés de negar a sua eficácia, experimente, faça diferente do que tem feito.

A lógica é esta: o medo se concentra na mente pensante. Quanto mais você pensa, mais medo sente. É justamente aí que a respiração e o silêncio atuam, eles são mortais para a mente do ego. A respiração está diretamente ligada aos pensamentos. Ao respirar conscientemente, sentindo o ar entrando e saindo dos seus pulmões, você reduz o fluxo de pensamentos e, através do silêncio, começa a se envolver com a energia do amor, que elimina o medo e cura absolutamente tudo.  A coisa é simples assim…

Respire, respire muito e tenha um lindo dia! Jane